Perguntas freqüentes

Existem algumas dúvidas mais frequentes que nossos pacientes e visitantes costumam ter. Para facilitar sua vida e agilizar seu atendimento, colocamos todas elas aqui.

  1. O paciente tem direito a acompanhante?
    Os direitos do acompanhante, como refeições e acomodações, são definidos pelo convênio/seguradora de cada paciente no momento da liberação de internação. No caso da permanência de acompanhante garantida por lei (para menores de 18 e maiores de 60 anos) essa mesma lei não garante as refeições ou acomodação própria. Mas esse é um serviço facilmente contratado. Consulte nossos profissionais para ver outros detalhes.

  2. Todos os quartos têm frigobar?
    Não. Apenas os quartos vip e alguns quartos maiores, com acompanhante.


  3. Qual o telefone do centro médico
    3983-8500.

  4. Qual o valor da consulta?
    Consultes os valores das consultas pelo telefone
    3983-8500.

  5. Como faço para marcar exames?
    Basta ligar para 3987-7010. Você será atendido por profissionais qualificados e prontos para lhe dar todas as informações necessárias.

  6. Quais os convênios e especialidades atendidas?
    Consulte nossa tabela de convênios e especialidades atendidas. Clique aqui.


  7. Quais os tipos de exames realizados pela emergência?
    Exames laboratoriais e de imagens raio X, ultrassom, tomografia, entre outros.

  8. Qual o horário em que o médico visita o paciente?
    Preferencialmente pela manhã.

  9. O convênio cobre todos os procedimentos?
    A cobertura de procedimentos e padrão de acomodação são definidas no contrato entre o beneficiário e o plano de saúde. Consulte aqui nossa tabela de convênios.


  10. Quando sou atendido, tenho direito a atestado médico?
    O paciente pode solicitar ao médico durante seu atendimento na emergência ou quando estiver internado, e este será fornecido sempre que a avaliação médica julgar ser necessário o afastamento das atividades laborais ou escolares.


  11. Quantos médicos atendem na emergência?
    Normalmente, dez médicos por plantão.


  12. Qual o papel do técnico de enfermagem e do acompanhante?
    Cabem ao técnico de enfermagem todos os cuidados com o paciente e a administração de medicações em geral. Ao acompanhante cabe somente a companhia, garantindo o apoio familiar e emocional.

  13. Por que a visita do CTI se limita a quatro visitantes?
    Os pacientes da CTI requerem observação contínua e cuidados específicos. Por ser um setor altamente complexo e de grandes responsabilidades, essas visitas precisam ser limitadas, garantindo ao paciente maiores possibilidades de recuperação.

  14. Quais os horários de visitas?
    Apartamentos e enfermarias: das 10h às 18h

    CTI: das 15h às 16h

  15. A ordem de cirurgia é de acordo com a hora de chegada?
    Não, as cirurgias são agendadas previamente e acontecem nos horários marcados, exceto as de emergência, que podem ser priorizadas

  16. Qual o tempo médio de espera para o atendimento na emergência?
    O tempo para atendimento depende de uma série de fatores, como a complexidade do problema de saúde, número de pessoas sendo atendidas ao mesmo tempo, entre outros. Por isso, é impossível determinar essa média. De qualquer maneira, saiba que o HCJ está preparado para atendê-lo da maneira mais rápida e eficiente.